quarta-feira, 31 de outubro de 2007

HALLOWEEN - Gostusuras ou Travessuras?


Etimologicamente Halloween vem do termo All Hallow's Eve, literalmente Véspera ou Dia de Todos os Santos.

As raízes da festa actual remontam ao século 7º ou 6º a.C., quando os celtas, justamente no dia 31 de outubro, celebravam o Samhain, a mudança do ano. Samhain era o Deus da Morte, e é nessas festividades que encontramos a origem da celebração atual do Halloween.

A história diz que, naquele dia, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam em busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte (Panati). Os celtas acreditavam que todas as leis de tempo e espaço ficavam suspensas durante este tempo permitindo aos espíritos um interrelacionamento com os vivos. (Gahagan).
Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Vestiam-se com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos para possuí-los (Panati).
Durante a era Romana, estes adoptaram as práticas célticas como se fossem suas. Porém, na medida em que a crença na possessão foi perdendo terreno, a prática de se vestir como espantalhos, fantasmas e bruxas foi transformada de uma crença religiosa para um cerimonial apenas.

Celebra-se o Halloween no dia 31 de outubro, quarenta dias depois do Equinócio de Outono (quarenta é o valor da letra hebraica "Mem", que na Cabala simboliza a Água Genesíaca: Quarenta dias do Dilúvio Universal, Quarenta anos dos israelitas no deserto, Quarenta dias de jejum de Jesus o Cristo) e simboliza nosso descenso aos mundos infernos, à Nona Esfera.

É quando devemos fazer-nos conscientes de nossa "cara psicológica", enfrentando-nos com as sombras ou egos de nosso subconsciente e de toda a actividade inconsciente dentro de nós mesmos. Esta é realmente uma festividade pagã, ou seja, uma festividade relacionada com as forças cósmicas ocultas no inconsciente da natureza e do ser humano, corresponde a nossa auto-observação psicológica dos mortos, ou seja, de todos esses egos ou elementos inumanos que estão mortos para o Espírito; porque a necessidade de fazer-lhes frente e dar morte a esses agregados psíquicos é grande em nós.

Ao nos tornar conscientes do obscuro submundo do nosso Ser, realizamos a tarefa sagrada de redimir essas partes perdidas, olvidadas de nós mesmos e da humanidade. Somente morrendo é como podemos fazer a Vontade do Ser, somente assim podemos apoderar-nos da energia necessária para lograr a Auto-Realização Íntima do Ser.

Halloween é uma festividade que nos ensina a compreender que nossa mente racional, intelectual, está isolada das sombras inconscientes e que devemos estar sempre em guarda contra nossos elementos inumanos, sempre com nosso olho espiritual visualizando nossas metas superiores que lhe dão maior sentido a nossa vida.

Sem comentários: