quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Chocolate amigo do coração...



Diminui a tensão arterial e reduz o risco de ataque cardíaco. Um grupo de investigadores do Hospital Universitário de Colónia desenvolveu um estudo acerca dos efeitos do consumo de chocolate e descobriu que este pode ser eficaz para diminuir a tensão arterial e reduzir o risco de ataque cardíaco.O estudo, publicado no Journal of American Medicine (JAMA), contou com a participação de 44 indivíduos com tensão arterial elevada, entre os 56 e os 73 anos, e revelou que a ingestão diária de 30 calorias de chocolate negro contribui para baixar, ainda que ligeiramente, a pressão arterial.


Os cientistas dividiram os participantes em dois grupos, sendo que o primeiro grupo teve um consumo diário de seis gramas de chocolate negro, enquanto o segundo grupo consumiu a mesma quantidade de chocolate branco.


Os resultados revelaram que o chocolate negro tem algum efeito minimizador da pressão arterial, contribuindo também para a redução do risco de ataque cardíaco. O chocolate branco, por sua vez, não apresentou qualquer alteração, já que os níveis de tensão arterial dos indivíduos continuaram altos. Os cientistas acreditam que apesar de os resultados terem mostrado apenas um ligeiro contributo do chocolate na diminuição da pressão arterial, já foi dado um importante passo, pois será o suficiente para reduzir o risco de morte por ataque cardíaco em 8 por cento. Como consequência da baixa de 3mm na pressão arterial, consegue-se também reduzir o risco de doenças das artérias coronárias em 5 por cento e todas as causas de mortalidade em 4 por cento.


Apesar dos seus benefícios, a Fundação Britânica do Coração relembra que o chocolate é rico em gordura e sugere o consumo de frutas e vegetais como a melhor forma de proteger o coração.

Sem comentários: